21 de fev. de 2011

O Pão Para Hoje // Uma família nos moldes de Deus #pt. 1 | ideal

Por José Eduardo

Esta devocional será feita em duas partes aonde vamos refletir na primeira parte sobre a família ideal e a segunda a família que é um exemplo, que responde a este ideal. Lembrando que ideal não é perfeito, mas que se submete em suas imperfeições a alcançar o propósito de Deus.

Os textos básicos serão Ef 5.22-25 e 1 Sm 1.3-5. Hoje veremos Ef 5.22-25.

Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela” (Ef 5.22-25)


Neste primeiro texto Paulo apresenta o modelo de família, como que esboçando o desejo de Deus. Ele começa expondo o papel de cada, da esposa e do marido:

“As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido” (v. 22)

O conceito machista de submissão geralmente está alicerçado na cama, onde a mulher é simplesmente um objeto de satisfação e o homem a sujeita satisfazê-lo. Na idade média isso ganhou uma proporção assustadora e praticamente alimentou essa idéia até hoje, ainda que as proporções sejam menos em nosso tempo. Isto é deplorável, porque viola o propósito a que se destina o termo submissão que simplesmente tem a ver com “se por debaixo da missão de alguém”. Portanto quando Paulo está dizendo que a mulher deve ser submissa é porque ela deve ser auxiliadora, ajudadora, que está na missão de seu marido, e não que é um capacho.

Se os machistas estão errados as feministas vão pelo mesmo caminho, pois querem se impor também violando os valores divinos. Se antes as mulheres não cumpriam uma missão legitima porque que eram subjugadas por seus maridos que as viam como objetos, hoje muitas continuam não cumprindo uma missão legítima, isto porque estão se utilizando dos mesmos meios anarquistas dos homens e com certeza, ambos expõem a família.

Aos maridos é dada também uma instrução para que a família ande em ordem, Se a mulher tem o papel de estar na missão do marido, o marido deve amar sua esposa, zelar, cuidar, guardar, amparar, tratá-la com honra, inclusive no leito. Alguns jovens que acompanho na minha comunidade de fé ou de outras vivem com duvidas acerca de sexo, parece que isto é o maior dos problemas, mas na verdade é só um deles. O marido que não aprendeu a repartir tudo não aprendeu primeiro a imitar a Cristo, pois assim como Jesus amou sua igreja, o marido deve amar sua esposa (v. 25). Se como marido, eu digo à minha esposa: “isto não te interessa” como pode ser que este imite a Cristo. Cristo não só compartilhou seus mistérios com a igreja mas deu sua própria vida por ela.

A maioria das anarquias na família são aquelas que são praticadas no isolamento das mentes dirigidas pelo machismo opressor fálico e no feminismo rebelde que é um subproduto do machismo, por isso vemos que os grupos feministas têm um comportamento muito parecido com o dos machistas.

Se você é casado(a) faça um exercício, tire um instante de descanso e sentem-se para se ouvirem, sem preconceitos machistas e feministas, se ponham no lugar do outro e tentem sofrer o sofrimento do outro.

Se você namora ou está noivo exercite-se na auto avaliação, que não significa julga-se, mas procurar verificar onde melhorar em favor de sua noiva(o).

Para os que não têm compromisso com alguém saiba que você tem sim, e com Cristo e os mandamentos que ele deixou. Ouvimos muito por aí: “estou orando por alguém” e que esse alguém seja ideal, porém você parou para pensar se você é alguém ideal.

Muitos casais estão tentando ajustar suas vidas conjugais, no passado alguns não tiverem um conselho ou uma instrução, outros tiveram e abandonaram, e estão endurecidos de tal forma que entre estes não cabe mais espaço para o dialogo, afetos sinceros ou mesmo o perdão. No Se você ainda não está investindo num relacionamento, começa a investir em você, você fará um bem enorme a você e a sua futura família.

Próximo tema: O Pão Para Hoje // Uma família nos moldes de Deus #pt. 2 | exemplo
Data: 22.02.2011

#Blog pessoal: Antigas Verdades

0 comentários :

Postar um comentário

"Respeite sempre a opinião do próximo"

 
^ TOP