17 de jul. de 2012

CULTURA GOSPEL? TUDO A VER COM SALÃO GOSPEL



CULTURA GOSPEL? TUDO A VER COM SALÃO GOSPEL
 
Feira que representa a cultura gospel brasileira comemora projeto de lei e é homenageada em Setembro pela Ordem dos Músicos do Brasil
 
 
O Salão Internacional Gospel, evento que acontece anualmente em São Paulo e que representa a cultura gospel brasileira, através de seus idealizadores comemoram a lei que pode reconhecer de vez a música gospel como manifestação cultural. O Projeto de Lei n° 178/2012 é do deputado estadual Esmael de Almeida (PMDB), e vai possibilitar o apoio público e a concessão de incentivos à arte cultural religiosa. O texto leva em consideração que o Poder Executivo tem criado dificuldades para apoiar eventos com artistas gospel alegando que o movimento gospel, por ser de natureza evangélica, não se enquadra ao conceito de cultura. "O que não é verdade!" - rebate a jornalista e cineasta Luciana Mazza. São dela as palavras: "Em primeiro lugar é necessário entender o significado da palavra "cultura", que nada mais é do que o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência, transformando a realidade. Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. Fazendo uma rápida comparação, genericamente a cultura é a arte, as crenças, a lei, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem, não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é. O povo evangélico, o povo católico, povo budista cada um tem sua arte, suas crenças, suas leis, no caso dos evangélicos a lei de Deus e dos homens, os costumes, hábitos adquiridos dentro de um grande grupo, porque não dizer, dentro de uma grande comunidade evangélica que estão sempre evoluindo. Fruto do esforço coletivo pelo aprimoramento de valores também espirituais. Então, nós, evangélicos brasileiros, temos uma cultura, que nos representa e que deve ser entendida e compreendida, assim como as outras. E nossos direitos devem ser reconhecidos e respeitados também. É um momento de reflexão da sociedade brasileira sobre os evangélicos e o que representam hoje dentro da sociedade brasileira", conclui.
Se por um lado a proposição foi enviada à Coordenação das Comissões Permanentes e aguarda análise para emissão de parecer, por outro lado a cultura gospel vem gradativamente recebendo notoriedade e reconhecimento na grande imprensa e nos grandes eventos nacionais. Exemplo é a premiação que a Ordem dos Músicos do Brasil, junto com a Faculdade Livre de Música, vão realizar no dia 3 de Setembro de 2012, homenageando nomes de expressão da música brasileira nas últimas três décadas, como: Belchior, Agnaldo Timóteo, Léo Jaime, 14Bis, Jair Rodrigues e, no gospel, serão homenageados os idealizadores do Salão Gospel. O evento visa promover o intercâmbio cultural entre mercados musicais, artistas, produtores, maestros, gravadoras e imprensa. Sobre o prêmio, o publicitário Marcelo Rebello declara: "São 18 anos de trabalho divulgando, investindo, abrindo portas e criando oportunidades inovadoras para que a cultura gospel brasileira seja difundida e reconhecida. Esse momento é um presente de Deus para as nossas vidas! Agradecemos a Ordem dos Músicos do Brasil e a Faculdade Livre de Música pela homenagem.".
 
 

II Salão Internacional Gospel
De 19 a 21 de Abril de 2013
Das 14:00 às 20:30 horas
Visitação Gratuita
www.salaointernacionalgospel.com.br
Realização: Grupo MR1
Organização: Grupo Cipa Fiera Milano
Local: Centro de Exposições Imigrantes
Celular: 013 7813.5186 | Nextel: 87*13164
E-Mail: agenciamr1@gmail.com
Rua Correia de Lemos, 158C - Chácara Inglesa
04140-000 - São Paulo - SP
Telefone: 011 5585-4355 | Fax: 011 5585.4359


0 comentários :

Postar um comentário

"Respeite sempre a opinião do próximo"

 
^ TOP